Tecnologia em Pesquisa
488
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-488,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Tecnologia em Pesquisa

A principal e mais importante característica da semente híbrida de arroz é o aumento de heterose ou vigor híbrido retratado em maior produtividade, peso de grãos, número de panículas por unidade de área, número de grãos por panícula, alta capacidade de perfilhamento, resistência a doenças e insetos, dentre outros.

A semente híbrida de arroz é consequência do cruzamento de duas linhagens parentais distintas, objetivando o ganho de vigor híbrido.

O processo de produção da semente híbrida de arroz consiste na semeadura de faixas intercaladas de linhagens macho e fêmea, sendo a semente híbrida, o resultado do cruzamento entre as linhagens. As fêmeas são macho-estéreis, ou seja, não se autofecundam. O pólen das anteras da linhagem macho migra para o estigma da linhagem fêmea, ocorrendo a polinização cruzada. A fêmea macho-estéril recebe o pólen do macho, e produzirá a semente híbrida.

A vantagem deste processo é permitir a combinação de características e benefícios encontrados nas duas linhagens de arroz em uma única semente. Desde o desenvolvimento das linhagens de arroz pelo Melhoramento Genético de Linhagens da RiceTec até que a semente híbrida se torne disponível comercialmente, são necessários em torno de 8 a 10 anos. É importante ressaltar que o método de hibridação utilizado pela RiceTec não consiste em transgenia, pois as características que combinamos são encontradas na própria cultura do arroz.

Full Page: maior flexibilidade e segurança para sua lavoura

Os híbridos da tecnologia FullPage representam uma nova geração de produtos, e mostram uma melhora acentuada na tolerância aos herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas (IMI) para semente de arroz.

A tecnologia melhorou a resposta da cultura durante aplicações de herbicidas em condições estressantes de crescimento, melhorando a expressão de seu potencial genético. Esta característica confere ao produtor o benefício de uma maior flexibilização da aplicação dos herbicidas bem como do início da irrigação da lavoura.

Os primeiros produtos da RiceTec na América do Sul com essa tecnologia são o XP113FP, XP739FP e o InovFP ganhando o sufixo FP(Full Page) que faz menção aos genes próprios da empresa que conferem tolerância aos herbicidas do grupo químico das imidazolinonas.

Tecnologia com genética tolerante ao herbicida Acert

A tecnologia desenvolvida pela RiceTec, Max-Ace ®, conta com uma genética tolerante a herbicida inibidor de ACCase, obtida mediante mutações, atuando no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho e o capim arroz, incluindo os genótipos resistentes a outros grupos químicos, plantas essas consideradas um entrave ao rendimento da cultura e que podem levar à redução da qualidade do produto final.

Com a nova tecnologia, o produtor passa a ter também, mais uma possibilidade de rotação de grupo químico de herbicidas, alto potencial produtivo e maior tolerância a doenças como a brusone do arroz. As cultivares XP302 Max-Ace ® e XP739 Max-Ace ® oferecem excelentes resultados, principalmente no controle de arroz vermelho e capim arroz resistentes a ALS.

O Departamento de Tecnologia e Pesquisa na Região do Mercosul opera com Estações de Pesquisa no Brasil (Santa Maria/RS e Normandia/RR) e na Argentina (Formosa). As atividades de criação são complementadas pelo trabalho realizado nas Estações de Pesquisa em Porto Rico, Texas e Arkansas (EUA). As atividades de Pesquisa Regional são apoiadas pelo trabalho de Pesquisa Global, que melhora o desempenho das principais áreas e projetos, tais como a aquisição e melhoramento de germoplasma, biotecnologia, patologia e novas características.

A RiceTec reconhece o valor e a necessidade de inovações no campo de arroz e, portanto, tem uma abordagem de investimento em pesquisa agressiva.

Estamos desenvolvendo um novo Centro de Pesquisa, que irá acomodar as necessidades para as demandas crescentes das operações de criação e teste.

Importantes investimentos na área de tecnologia da informação estão ampliando a capacidade de análise e gerenciamento de dados para sustentar a crescente necessidade de integrar o Melhoramento convencional com ferramentas moleculares e genômicas. Com essas novas abordagens de Melhoramento, espera-se acelerar o desenvolvimento de novos híbridos de maior produtividade e características de grão, como rendimento de engenho e cocção melhoradas.

As etapas do longo processo para criar e identificar as sementes híbridas de arroz superiores, incluem:

• Troca de sementes
• Aquisição de germoplasma
• Desenvolvimento de linhagens
• Identificação da adaptabilidade do híbrido
• Produção comercial
• Liberação comercial

Acordos de Cooperação Técnica

A RiceTec possui acordos de Cooperação Técnica no Mercosul, que visam uma interação entre a empresa e as diversas instituições de pesquisa de arroz.

Em nossos Acordos de Transferência de Germoplasma existem normas a serem respeitadas para que a propriedade intelectual de cada instituição seja preservada.

Conheça os híbridos RiceTec

Materiais com alto potencial produtivo, rusticidade, qualidade de grãos e tecnologia.

Entre em contato com nosso time de especialistas.