RiceTec prepara o mercado para a entrada da tecnologia Max-AceTM
1008
post-template-default,single,single-post,postid-1008,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

RiceTec prepara o mercado para a entrada da tecnologia Max-AceTM

RiceTec prepara o mercado para a entrada da tecnologia Max-AceTM

Genética com tolerância a herbicidas inibidores de ACCase e controle de arroz vermelho serão apresentados durante a Abertura da 32ª Colheita do Arroz

A busca constante por cultivares melhoradas para se produzir mais, sem aumentar a área plantada e sem perdas na qualidade é um desafio permanente para diferentes culturas, especialmente para os produtores de arroz.

Nesse cenário, que uma nova tecnologia chamada Max-AceTM vem ganhando espaço nas lavouras de arroz do sul do pais. A novidade foi desenvolvida pela multinacional RiceTec, que possui Centros de Pesquisa em Santa Maria e Capão de Leão, sendo referência mundial em desenvolvimento e comercialização de sementes híbridas de arroz.

As sementes com a tecnologia Max-AceTM , chega ao mercado após anos de pesquisa e conta com uma genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase, agindo no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho.

O produtor rural José Vilmar resume como “fantástico” o resultado na área onde realizou os testes, em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte gaúcho. “Eu plantei em uma área pequena, mas muito problemática de arroz vermelho. Hoje se tu vais lá e olha, ele está limpo, sem vermelho, forte, bonito”, comemora. E compara com o talhão ao lado, onde não foi usada a nova tecnologia. “O outro tem quantidade muito grande de vermelho, isso vai atrapalhar bastante a produtividade. A diferença ali é da noite para o dia”.

XP302 Max-Ace e XP739 Max-Ace

Dois produtos com a nova tecnologia serão lançados durante a Abertura da 32ª Colheita do Arroz, de 16 a 18 de fevereiro de 2022 em Capão do Leão (RS). As cultivares XP302 Max-Ace e XP739 Max-Ace serão apresentadas ao público. Atualmente, a tecnologia conta com uma área instalada com 108 hectares em 10 áreas no estado do RS, e os resultados estão espetaculares, principalmente o controle de arroz vermelho, como destaca o engenheiro agrônomo e coordenador de negócios no Brasil da RiceTec Sementes, Marlon Scursone. “Os resultados atingidos, até agora são excelentes e devem revolucionar o mercado orizícola no Brasil. Esse produto foi desenvolvido para atender às necessidades do produtor, desde o controle de plantas daninhas até o resultado na produtividade, exigências crescentes nesse mercado”, afirma.

Genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase

O Max-AceTM conta com uma genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase, obtida mediante mutações, atuando no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho e o capim arroz, incluindo os genótipos resistentes a outros grupos químicos, plantas essas consideradas um entrave ao rendimento da cultura e que podem levar à redução da qualidade do produto final. Com a nova tecnologia, o produtor passa a ter também, mais uma possibilidade de rotação de grupo químico de herbicidas, alto potencial produtivo e maior tolerância a doenças como a brusone do arroz.

“Os resultados de controle e tolerância são muito bons, estamos muito contentes com o que estamos presenciando no campo, e temos certeza de que essa tecnologia vai ajudar muito o produtor a buscar a sua rentabilidade, aliado à sustentabilidade”, acrescenta Scursone.

As sementes com tecnologia Max-AceTM serão introduzidas comercialmente, para uso em lavouras comerciais, a partir desta safra 2021/2022.

Tem produto novo chegando no mercado!

São as sementes com a tecnologia Max-AceTM, desenvolvidas pela RiceTec. O produto, desenvolvido após anos de pesquisa, conta com uma genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase e age no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho. Essa novidade estará no nosso estande na Abertura da 32ª Colheita do Arroz, de 16 a 18 de fevereiro de 2022 em Capão do Leão (RS).